Renan Inquérito cria álbum para ensinar hip-hop para as crianças
Escrito por admin em 17 de julho de 2024
Com mais de 25 anos de carreira no rap nacional, Renan começa a trabalhar com outras ferramentas para difundir a cultura do hip-hop
O álbum ‘ABRAKBÇA’, com participação de Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Emicida, Rashid, Arnaldo Antunes, Drik Barbosa, Liah Vitória, além do grupo O Teatro Mágico, tem como objetivo ensinar hip-hop para as crianças.
Ao todo, o álbum conta com dez faixas e está disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais.
“A minha ideia de trabalhar o hip-hop na educação veio bem antes de entender que o hip-hop era uma ferramenta pedagógica”, conta Renan.
Com mais de vinte anos envolvido com a cultura do hip-hop, Renan Inquérito está em uma nova fase da sua vida profissional. Em entrevista exclusiva para a rádio Street FM, o rapper explicou sobre sua nova fase da carreira e os projetos que está tocando no momento.
“Nesse novo projeto, que abrange diversas linguagens, apresento histórias de maneira lúdica e divertida. Um exemplo é a faixa ‘Amada Tomada’, onde conto a história de um celular que se apaixona por uma tomada”, explica.
Iniciativas e projetos
Além de sua carreira musical, Renan também é reconhecido por suas iniciativas culturais e pedagógicas.
Atualmente, coordena o sarau “Parada Poética”, que acontece mensalmente em uma estação ferroviária na cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo.
Outro projeto que Renan tem o orgulho de realizar são as oficinas literárias e de RAP que realiza nas fundações casas espalhadas pelo país.
“Eu costumo dizer que o ‘Inquerito’ é a árvore, a Parada Poética é um galho, o projeto Rap na Medida é outro galho”, explica, Renan.
Em 1990 quando iniciou sua trajetória no rap nacional, Renan abordou principalmente temas relacionados às dificuldades enfrentadas nas periferias brasileiras. Por muito tempo, com uma caneta pesada, tratou das desigualdades sociais, racismo, violência policial, pobreza, exclusão social e a luta por justiça e direitos através de álbuns e shows pelo grupo Inquérito.
Hip-Hop e transformação social
Em meio a essa trajetória e na busca pela transformação social do país, Renan foi pegando gosto pelas palavras e pela educação. Hoje, o MC é um dos poucos rappers brasileiros com graduação e mestrado. Geógrafo formado pela UNICAMP e mestre pela mesma instituição de ensino, Renan utiliza as ferramentas do meio acadêmico aliadas ao hip-hop para impactar mais vidas com sua arte.
Carreira
Ao decorrer de sua carreira no hip-hop, Renan produziu dez álbuns: ‘Mais Loco que um Barato’ (2005), ‘Um Segundo é Pouco’ (2008), ‘Mudança’ (2010), ‘Corpo e Alma’ (2014), ‘Corpo e Alma REMIX’ (2016), ‘Tungstênio’ (2018), ‘Bumerangue’ (2019), ‘iSOLamento’ (2020), e ‘ABRAKBÇA’ (2023).
Entrevista na Street FM
Em entrevista exclusiva para a rádio Street FM, Renan contou sobre a sua trajetória e projetos.
Confira no YouTube.