Frente fria e agosto gelado, com previsão de temperaturas abaixo de zero na região Sul do país
Escrito por admin em 30 de julho de 2024
De acordo com o Climatempo, a chegada do ar polar resultará em uma queda significativa das temperaturas a partir desta terça-feira, 30
A frente fria que afetou o Sul do Brasil está se deslocando para o Sudeste. De acordo com o Climatempo, a chegada do ar polar resultará em uma queda significativa das temperaturas a partir desta terça-feira, 30, com possibilidade de geada e temperaturas abaixo de 0ºC em algumas áreas.
A massa de ar polar que está atingindo a região Sul e Sudeste do Brasil, é uma massa formada em regiões frias, acima de 50º Norte ou Sul. Elas são bastante frias e úmidas quando se originam sobre oceanos e frias e secas quando se formam em continentes.
Segundo informações do Clima Tempo, no Rio Grande do Sul, o clima continuará gelado com temperaturas entre 16ºC e 19ºC. Esperam-se geadas na madrugada e ao amanhecer no Oeste e Sul do estado, com temperaturas negativas próximas à fronteira com o Uruguai.
Em São Paulo, a frente fria trará pancadas de chuva, com previsão de 8 mm. A temperatura máxima será de 16ºC, uma queda significativa em relação aos 27ºC registrados na última segunda-feira,29. O ar polar também deve afetar o Rio de Janeiro, que terá um aumento nas rajadas de vento e uma provável ressacada em Campos dos Goytacazes, com ondas de até 2,5 metros. Já em Minas Gerais o tempo fica firme, enquanto o Espírito Santo terá calor.
Temperatura no mês de Agosto
De acordo com as previsões desenvolvidas pelo Climatempo, no mês de agosto, as frentes frias serão comuns no Sul e Sudeste do Brasil. A instituição também prevê uma frente fria intensa na primeira quinzena do mês, trazendo queda acentuada das temperaturas e aumento das chuvas, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e litoral de São Paulo.